quinta-feira, 13 de novembro de 2008

BAIRRO DO DERBY

Situado entre os bairros da Madalena, Graças, Soledade, Boa Vista e Ilha do Retiro, o bairro do Derby teve origem numa área onde, a 25 de março de 1888, a Sociedade Hípica Derby Club inaugurou um dos mais luxuosos centros de corridas de cavalos da cidade que ficaria conhecido como o Prado do Derby.
Esse parque para competições hípicas funcionou até 1898, quando o empresário Delmiro Gouveia adquiriu a área e construiu no local um enorme mercado público (o Mercado Modelo Coelho Cintra), inaugurado a 07/09/1899. O vistoso prédio logo ficaria conhecido como o Mercado do Derby.
Aliás, o empreendimento de Delmiro Gouveia propiciou pelo menos dois episódios importantes para a história da cidade:
Primeiro é que o Mercado do Derby, juntamente com a Estação Central da Rede Ferroviária no Recife, foram os dois primeiros locais iluminados no Estado: tiveram luz elétrica antes mesmo que o sistema de iluminação pública e residencial da Capital fosse inaugurado, o que só aconteceu a 13 de maio de 1914.
O outro episódio histórico aconteceu na madrugada de 01 de janeiro de 1900, quando um incêndio criminoso destruiu o imponente mercado. Por trás do crime, estaria o vice-presidente da República, Rosa e Silva, que era adversário de Delmiro, e isso acabou desencadeando outros atritos políticos.
Anos mais tarde o prédio do mercado foi recuperado e ali que atualmente funciona o Comando da Polícia Militar de Pernambuco.
A Praça do Derby, que também ainda existe hoje, foi construída entre 1924 e 1926, com projeto do paisagista brasileiro Burle Marx.
Desde que surgiu, o Derby é um dos bairros mais aristocráticos do Recife. Em 2000, segundo dados do Censo do IBGE, a população do bairro tinha uma renda média mensal de R$ 3.462,54, uma das seis maiores da cidade.


Texto extraindo de http://www.pe-az.com.br/bairros_recife/bairros_derby.htm

O proximo Bairro será o de Afogados.

Nenhum comentário: