sábado, 14 de março de 2009

A INFLUÊNCIA DOS VALORES NA EVOLUÇÃO DA MULHER.

Iniciou-se com a I e II Guerra Mundial tempo esse em que a mulher teve que assumir a posição do homem dentro do mercado de trabalho. Considerando-se um sistema capitalista neste seculo, a sociedade acreditava que o homem era o único provedor das nescessidades da familia, e a mulher de organizar o lar e educar seus filhos. Quando o seu marido morria as mulheres de condições mas pobres, sustentação sua familia com , trabalho remunerado, tais como, fabricação de doces, cuidados de enfermagem entre outras ativiidades que como essas citadas não era valorizada na epoca.
No inicio das Guerras Mundiais (1914 - 1918 e 1939 – 1945), os patriarcas sairam de suas casas convocados para os campos de batalhas, as mulheres começarama assumir o papel dos homens nos negocios da familia no mercado de trabalho. E com o final da guerra os muitos homens haviam morridos, a maioria dos que sobreviveram estavam lesionados, imposibilitados a retornar a suas funções anteriormente excercidas. Este acontecimento fez com que a mulher se sentisse obrigadas a deixar os filhos e o lar, para dar continuidade aos projetos eo trabalho que eram realizados pelos seus maridos.
Começa assim a mudança de valores pessoais da mulher com sua entrada no mercado profissional.
Depois dessa mudança social começa a haver nescessidade de se mudar o perfil da familia, pois não era mais aquele pensamento de que a mulher iria ter os filho e ficar em casa tomando conta deles,pois o tempo no trabalho era maior do que se passava em casa, isso fez com que as mulheres evitassem ter muitos filhos fazendo com que impusionasse uma descoberta muito importante em suas vidas a descoberta da pirula ante concepcional. Naquela epoca isso foi um marco e ate hoje serve como controle da taxa de natalidade e da opição de livre escolha de quantos filhos uma mulher quera vim a ter.
Apos essa descoberta as mulheres passam a incarar a vida com mais força e poder de mudança., pois já possui a economia de auto subsistencia e a livre escolha da fecundidade, isso impusionou os seus pensamentos de emancipação que so implicava em seus conseitos de estar casada com marido que não lher trasia felicidade, começa a ter mais casos de adulterio do os antes ocorridos pois o medo de ser rejeitada pelo seu marido não existia mais, contudo isso levou a Igreja Catolica, principal religião do mundo a estabelecer a lei de divorcio.
Todos essses fatos citados a cima, a entrada da mulher ao mercado de trabalho, a descoberta da pirula anticoncpicional e o divorcio, são os principais requisitos que lidaderam ate hoje a mudança das ideologias, valores feministas.
No Brasil a estatistica que elas frenquentam mais as salas de aula, estão muito bem posisionadas no mercado e são totalmente independentes financeiramente e tem em media de dois a três filhos, algumas com maridos outras mães independentes.
Porrem indices de preconceito ainda são sofridos como desigualdade salarial e violencias fisicas pelo sexo oposto.

Nos temos por exemplo mulheres na politica como:


As eleições realizadas em 3 de maio de 1933, elegeu 254 deputados, entre eles, uma única mulher. Carlota Pereira de Queirós.
As mulheres divorciadas:



Liberação do divorcio:

Chiquinha Gonzaga. Como uma mulher separada no século XIX era uma aberração na sociedade, Chiquinha pagou um preço alto. Foi expulsa de casa por seu pai que, a partir daquele momento, renegou sua paternidade. Levou consigo apenas o filho mais velho.

Preeconseito:
Joana D’Arc.Considerada uma bruxa pela igreja católica, Joana D’Arc. foi condenada a fogueira por heresia. E mesmo assim foi considerada uma heroína francesa.


Atualmente as mulheres estão em pleno avanço em seus valores sociais, morais e economicos.